sábado, 21 de março de 2009

4º CONVIVIO - 8 MARÇO/09

Realizou-se no passado dia 8 de Março em Marco de Canaveses, o 4º convívio anual do 1º turno/76 das Caldas da Rainha.
Este convívio teve início na Central Hidroeléctrica do Torrão, com uma visita guiada ao seu interior, que muito amavelmente a administração do Centro de Produção do Douro, da Direcção da Produção Hidráulica da EDP Produção, nos concedeu. A anteceder esta visita, e como forma de recuperar as energias consumidas durante a viagem, que para muitos foram de centenas de quilómetros, foi servido um “Porto de Honra”.
O dia estava radiante com um Sol Primaveril. Estavam por isso reunidas as condições para que este convívio decorresse num ambiente agradável onde, para além dos sabores gastronómicos desta região, os convivas usufruíssem também de imagens de rara beleza que circundavam o espaço em torno do restaurante do Castelinho (Casa dos Picotos) onde foi servido o almoço e se passou uma tarde de convívio animado com música ao vivo de João Teclas. O prato principal do almoço foi o típico anho assado com arroz do formo, muito característico deste concelho, onde existe até uma confraria com o mesmo nome, para a sua defesa e divulgação. Por ser 8 de Março, dia internacional da Mulher, as presentes foram homenageadas simbolicamente com uma rosa.
Pelo número de participantes neste encontro (107 pessoas), constata-se que o interesse nesta iniciativa se mantém ou mesmo se alarga, pelo que agradeço a todos a alegria contagiante que imprimiram a este convívio, numa solidariedade colectiva, que ajudando a ultrapassar momentos de infelicidade vividos recentemente por alguns dos nossos camaradas que, apesar de disso, fizeram questão de marcarem presença. Para Eles um abraço solidário. Aos que, por qualquer outra razão, não puderam estar presente, espero encontra-los no próximo encontro que terá lugar na Marinha Grande.
O 5º convívio do 1º turno/76 das Caldas da Rainha, como já foi afirmado, vai realizar-se na Marinha Grande. O organizador responsável é o Eurico Neto. A ele, cabe-lhe a árdua tarefa da organização. A todos nós o dever da mobilização e divulgação. Já muito trabalho foi feito, mas ainda há muito mais a fazer. Trazer para o nosso convívio os camaradas que ainda não foram contactados, é uma tarefa em que todos nos devemos envolver. Por isso apela-se a quem tenha conhecimento de alguém nestas condições, que estabeleçam o contacto e informem o organizador ou para este blogue através do endereço
caldasdarainha.turno76@gmail.com
Até Breve!

Luís Azevedo

PS: Estão disponíveis neste blogue algumas fotografias que me foram enviadas: Peço a quem tiver mais imagens e que queira partilha-las neste espaço que as envie para o endereço electrónico deste blogue

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

4º Convívio 1º Turno/76 - Ponto de encontro

O nosso 4º convívio, a ter lugar em 8 de Março de 2009 no Marco de Canaveses, terá como ponto de encontro inicial a central hidroelectrica do Torrão, cuja administração da EDP Produção nos concedeu uma visita guiada ao seu interior.

Esta visita está marcada para as 11h00 pelo que apela-se aos interessados para que se "apresentem devidamente fardados" às 10h30 por forma a que a referida visita não atrase o nosso programa.

Seguidamente pelas 13h00 terá lugar, no restaurante do Castelinho - Casa dos Picotos, em Avessadas, o tradicional almoço convívio, cujo prato principal será o característico e famoso anho assado com arroz do forno, que espero venha a deliciar todos os participantes.











Para se chegar ao local ponto de encontro, os trajectos alternativos são:
Para quem vem do Sul:

Alternativa 1: A1 ou A29 - A20 (P. Freixo) sair para Castelo de Paiva, seguir na N222 até passar a barragem de Crestuma/Lever. Virar à direita e seguir na N108 até Entre-os-Rios. Aqui passar a ponte Duarte Pacheco (ponte antiga de pedra sobre o rio Tâmega) e no final desta virar à esquerda até à central do Torrão (edp).

Alternativa 2 (para todos): A4 (Vila Real/ Bragança) sair em Panefiel Sul para Entre-os-Rios. Passar ponte Duarte Pacheco e virar à esquerda

Para quem não quizer ou não poder estar no ponto de encontro, o trajecto para o Restaurante será, a partir de Marco de Canaveses. Seguir indicação Alpendorada pela EN120 até Nossa Senhora do Castelinho em Avessadas. Aqui encontrará sinalização até ao restaurante.

Coordenadas GPS Barragem do Torrão: N 41º 05.758' W 8º 15.979'
Coordenadas GPS Restaurante Casa dos Picotos: N 41º 09.156' W 8º 10.261'

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Mensagem de José Dinis

5 DE MARÇO DE 2006

APÓS ALGUNS ANOS DE MUITO MUITO TRABALHO DE PESQUÍSA, VI FINALMENTE (COM MUITA ALEGRIA) REUNIDOS ALGUNS DOS COMPANHEIROS DE TROPA E SEUS FAMILIARES NO LOCAL EM QUE À PRECISAMENTE 30 ANOS ATRÁS O DEVER MILITAR NOS JUNTOU.
JUNTO À PORTA D’ARMAS VIERAM OS ABRAÇOS, AS EMOÇÕES E ALGUMAS LÁGRIMAS DE ALGUNS COLEGAS QUE JÁ NÃO SE VIAM À TRÊS DÉCADAS.
ALGUNS JÁ NEM SE CONHECIAM (PUDERA, AS BARRIGAS E AS CARECAS ERAM MAIORES), POIS OS ANOS NÃO PERDOAM …
DEPOIS EM GRUPO VISITAMOS O QUARTEL, AS CAMARATAS, O REFEITÓRIO, A COZINHA, A PARADA E AS ZONAS DESPORTIVAS… FOI UM SOLTAR DE LEMBRANÇAS DE ALGUNS MESES QUE ALI PASSARAM NA NOSSA IDADE DE 21/22 ANOS.
SEGUIU-SE O ALMOÇO NA TORNADA, NO RESTAURANTE “CORTIÇO” (PERTO DO CAMPO DE TIRO). PERÍODO APROVEITADO PARA ENCHERMOS OS ESTOMAGOS EM FRANCO CONVÍVIO, QUE SERVIU PARA RECORDAR TEMPOS PASSADOS COMO A SEMANA DE CAMPO, OS DIAS DE FAXINA, OS FINS-DE-SEMANA CORTADOS, ETC, ETC…
CHEGADO O FIM DO REPASTO FORAM AS DESPEDIDAS, FOI UM DIA QUE TINHA PASSADO DEPRESSA MAS QUE VALEU POR 30 ANOS, FOI O COROAR DE UM GRANDE ESFORÇO, FOI O REALIZAR DE UM SONHO, A TODOS UM MUITO OBRIGADO.

NOTA DE AGRADECIMENTO:
A TODOS OS COLEGAS QUE ME AJUDARAM A ORGANIZAR ESTE CONVÍVIO, QUE SÓ FOI POSSIVÉL COM A SUA PRECIOSA AJUDA.
AO SR. COMANDANTE DA E.S.E. CALDAS DA RAINHA QUE NOS AUTORIZOU A VISITA AO QUARTEL.
JOSÉ MANUEL FERREIRA DINIS 511/76

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009