quinta-feira, 11 de junho de 2020

UM ADEUS ATÉ SEMPRE




A PERDA DE UM LIDER


Aquele a quem se deve a existência deste blogue e a origem de todos os conteúdos até hoje aqui publicados, já não está entre nós! Na verdade, O José Manuel Dinis, deixou-nos precocemente no passado dia 13 de maio, vítima de doença rara.

A alusão à figura de líder, que, pela sua simplicidade, o Dinis nunca o assumiu,  advém do facto de ser desta forma carinhosa que todos nós o reconhecia, não só pelo trabalho desenvolvido na criação do grupo, mas também pelo comprometido empenho na sua manutenção  e dinamização, seja como organizador, seja pelo apoio sempre presente na organização dos nossos encontros anuais. O Dinis foi o criador e um ativista convicto do grupo “R.I.C.R. CONVÍVIO 1º TURNO 1976”

Na verdade, foi fruto do seu empenho, desde o inesquecível primeiro encontro, realizado no dia 5 de março de 2006, no mesmo local onde  trinta anos antes a “guia de marcha” nos tinha levado ao Quartel das Caldas da Rainha, e que o Dinis retrata na sua mensagem  postada neste blogue em fevereiro de 2009, que temos, nos últimos quinze anos, realizado os nossos encontros anuais.

Não sei como vai ser a partir de agora! No entanto, e porque a atual situação pandémica não nos permitiu prestarmos a última homenagem ao nosso amigo Dinis, o próximo encontro, se as condições o permitirem, deverá acontecer na data que habitualmente se realiza, não em Vila do Conde, como anteriormente decidido, mas sim na Batalha, para que possamos coletivamente homenagear aquele que foi para nós uma referência e que jamais será esquecido. Até sempre amigo Dinis!

Luís Azevedo

terça-feira, 31 de março de 2020

15º Convivio - Monte Redondo, Leiria


Foi no passado dia 8 de março que se realizou mais um dos nossos convívios anuais, superiormente organizado pelos nossos companheiros António Cardoso e José Fernandes, a quem dirijo os  merecidos parabéns.

Estes encontros, pela sua natureza, para além de nos proporcionar sempre alguns momentos para recordar aquilo que passamos juntos nos já longínquos tempos de tropa no quartel das Caldas da Rainha, assumem acima de tudo, para muitos de nós, que vivemos afastados pela geografia, uma oportunidade de encontro entre amigos que procuram, ano após ano, partilhar momentos de alegria, de ternura, camaradagem e confraternização, sinalizados pelas calorosas saudações acompanhadas dos tradicionais abraços e beijinhos às senhoras, fruto de um reencontro há muito esperado, onde a falta de um ou de outro é notada e questionada por todos.

Mas, infelizmente, seria uma utopia pensar-se que este senário perduraria para todo o sempre! Na verdade, este ano, o nosso encontro decorreu num ambiente bem diferente. Por um lado, pairava no ar a incerteza e o receio quanto aos efeitos e consequências da anunciada pandemia, provocada pela doença COVID-19, que nos causou algum desconforto no relacionamento interpessoal. Por outro lado, foi a situação em que se encontra o nosso amigo Dinis que mais impacto emocional teve em todos nós. No entanto, e uma vez mais, o Dinis deu provas de um verdadeiro Líder e um grande lutador. Porque, apesar da sua fragilidade, quis,  com a sua presença neste encontro, transmitir-nos a vontade de não desistir do projeto que há quinze anos iniciou. Compete-nos a todos nós acompanha-lo e ajuda-lo nesta tarefa. Obrigado Dinis!

Assim, cumprindo a tradição, o próximo encontro será organizado por Alberto Silva e Fernando Maia, que deverá ser realizado na belíssima cidade de Vila do Conde. Até lá.

Luís Azevedo.

Seguem algumas fotografias do encontro